O COMITÉ DE GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS DE LAGOA PATI BENEFICIA-SE DE COLMEIAS CONVENCIONAIS


O Núcleo Académico para o Desenvolvimento da Comunidade (NADEC) em parceria com a We Effect uma Organização de Cooperação Internacional Sueca no âmbito do Projecto Monitoria de Implementação de Políticas Públicas e Gestão Sustentável dos Recursos Naturais e Ambiente do distrito da Manhiça apoiou o Comité de Gestão de Recursos Naturais de Lagoa Pati em Colmeias Convencionais. O projecto visava apoiar os apicultores de Lagoa Pati que pela sua vez pertencem ao Comité de Gestão de Recursos Naturais, por estes criarem abelhas com técnicas tradicionais baseadas em uso de potes de barro e afogamento de abelhas no processo de colheita de mel nas colmeias assim como o tempo de colheita é elevado variando de 9 a 12 meses. Este processo de criação tradicionais é contra o meio ambiente, visto que as abelhas são importantes no ciclo de vida das plantas, pois são elas que garantem a polinização nas plantas, uma das acções que favorecem o desenvolvimento das plantas e frutificação. Todavia, com a entrada do projecto melhorou bastante o ambiente, visto que nos locais onde se montou as colmeias são mais preservados e ninguém pensa em ateiar a floresta em detrimento de evitar a destruição das colmeias e mesmo que um descuide, todas as pessoas lutam pela mesma causa, defender as colmeias.
Quanto à produção as colmeias convencionais, produzem um pouco mais de 12 quilos em seis meses comparativamente às colmeias tradicionais que produzem um pouco mais de 8 quilos ano. Neste projecto foram seleccionados 30 apicultores capacitados e equipados com 30 kits de produção apícola, desde Colmeias, roupa de protecção (máscara, luvas, macacau), botas, fumegadores, entre outras. Esta colmeias foram montadas na comunidade de Lagoa Pati. A capacitação e fornecimento de material foi realizado pelo NADEC e parceria com a We Effect e em colaboraçãpo com a Sociedade Ekha Lda.


A FAMÍLIA REUNIDA - ENXAME ABRAÇANDO A RAINHA


ENG. JOAQUIM CUNA EXPLICANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CRIAR ABELHAS EM COLMEIAS CONVENCIONAIS


GRUPO DE APICULTORES EM LAGOA PATI EQUIPADOS PARA A VISITA DAS COLMEIAS, OS SEM MASCARA DA ESQUERDA A DIREITA, FORMADO

A ADMINISTRADORA DO DISTRITO DA MANHICA DURANTE A ENTREGA OFICIAL DAS COLMEIA A UM DOS APICULTORES DE LAGOA PATI

MEL DE LAGOA PATI

A APICULTORA HELENA CHAVANE COM A COLMEIA - TRADICIONAL (POTE) E CONVENCIONAL (MADEIRA)

O APICULTOR FIXANDO A CERRA NUM DOS QUADROS DA COLMEIA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Abertura do Ano Lectivo de 2018 - Escola Secundária de Nwamatibjana - Gradivezes indesejadas, Casamentos Prematuros Violência baseada no Género.

COMITÉ DE GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS DE LAGOA PATI ASSINA MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM A SOCIEDADE EKHA LDA.

Realizações do Projecto de Monitoria de Implementação de Políticas Públicas e Gestão Sustentável dos Recursos Naturais no Distrito da Manhiça durante o ano 2017